A Elaboração do Estudo do Perfil de Envelhecimento da População Poveira em parceria com o ISSSP serviu de diagnóstico à Elaboração do Plano Municipal de Proteção ao Idoso.

Considerando ao crescente aumento do número de idosos e ao aumento dos idosos que vivem em situação de isolamento procedeu-se à identificação das necessidades do concelho no que toca ao processo de envelhecimento e ao planeamento das medidas estratégicas adequadas a dotar os munícipes idosos de uma vida com mais qualidade.

Dada a longevidade das pessoas poveiros ser um facto cada vez mais consumado e salutar, considerou-se importante reunir todos os esforços na garantia de patamares de qualidade de vida dignos para esta população. Neste sentido, promovemos a criação da Figura do Provedor e a dinamização do grupo de trabalho nesta área.

O Professor Justino Novais de Matos Pereira foi nomeado pelo Município como Provedor do Idoso, e funcionará como elo de ligação a nível local, entre as entidades que lidam com o idoso e o Município. Trata-se de alguém reconhecido na comunidade local como pessoa idónea, com vasta experiência no relacionamento interpessoal e interinstitucional.

Para além da sua vasta experiência como professor e elemento do Conselho Diretivo da Escola Secundária Rocha Peixoto, durante 35 anos, destaca-se o seu papel enquanto membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, de 1999 a 2010, e membro da Direção do Centro Social Monsenhor Pires Quesado da Póvoa de Varzim de 2012 até hoje.

Plano Municipal de Proteção ao Idoso