O principal objetivo do projeto “Póvoa de Varzim, Cidade Amigas das Pessoas Idosas” é verificar se a Póvoa de Varzim apresenta características amigas das pessoas idosas na perspetiva de pessoas idosas, cuidadores e prestadores de serviços, ou seja, pretende-se o desenvolvimento de uma linha-de-base de avaliação diagnóstica que demonstre as especificidades da Póvoa de Varzim enquanto “Cidade Amiga das Pessoas Idosas”.

Este projeto resulta de um Protocolo entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Pretende-se promover o desenvolvimento de um plano de ação em toda a cidade, baseado nos dados da avaliação diagnóstica referida, no âmbito do preconizado pelo projeto da Organização Mundial de Saúde, assim como no âmbito dos conceitos de fragilidade e bem-estar e ainda, a identificação de indicadores de monitorização do progresso do plano de ação.

Este projeto iniciou em setembro de 2019 sendo pioneiro e inovador no nosso país, pois neste projeto serão avaliadas as categorias de bem-estar e literacia em saúde mental (wellbeing), conceitos de máxima importância para a nossa sociedade, podendo contribuir para uma significativa alteração do modelo de intervenção, muito em particular com esta população. Este projeto pressupõe ainda a adesão à Rede “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”.

Protocolo Cidade Amiga das Pessoas Idosas