Autarquias Familiarmente Responsáveis

Iniciativa que dá visibilidade às boas práticas municipais em matéria de política de família, existentes a nível nacional. Prémio em 2018 e 2019.

A Póvoa de Varzim em 2018 e 2019 recebeu a distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável atribuída anualmente pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O Município da Póvoa de Varzim continua a apostar numa forte política de apoio às famílias, que é transversal às diferentes áreas de atuação. Foi o reconhecimento das dinâmicas sociais implementadas. As boas práticas verificam-se aos mais diversos níveis: apoio à maternidade e paternidade; apoio a famílias em situação de fragilidade social; serviços básicos; educação e formação; rede municipal de transportes; saúde; apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade; medidas de conciliação entre trabalho e Família para os funcionários autárquicos.

Marca Entidade Empregadora Inclusiva

O Município da Póvoa de Varzim candidatou-se à Marca Entidade Empregadora Inclusiva de 2019, por ser uma organização que, enquanto entidade empregadora, preconiza uma gestão inclusiva e tem preocupações no domínio da responsabilidade social e da igualdade de oportunidades.

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.

A Marca é atribuída aos empregadores que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência nos seguintes domínios: Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; Manutenção e retoma do emprego; Acessibilidades; Serviço e relação com a comunidade.

A Marca é a atribuída de 2 anos, nos anos impares. Na edição de 2019 candidataram-se 112 entidades, na sua maioria empresas, autarquias e entidades de economia social e foram 28 as entidades merecedoras desta marca, entre as quais o Município Póvoa de Varzim e o MAPADI.

Comunidades Pró Envelhecimento

A Póvoa de Varzim foi distinguida com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021, um reconhecimento da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) pelo trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal ao nível da inclusão social e de apoios de saúde dirigidos à população mais idosa.

A atribuição do Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021 é uma garantia de que o Município tem vindo a criar todas as condições para que os idosos vivam de forma saudável, usufruam dos espaços públicos do concelho em segurança e acedam aos serviços municipais com autonomia.

Esta iniciativa torna-se reforça a necessidade de se perspetivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida. São comunidades, em que apesar das dificuldades e dos problemas, trabalha-se de forma sistémica de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde.