No âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, investimento RE-C03-i03 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Município da Póvoa de Varzim encontra-se a implementar o projeto-piloto Radar Social, que beneficia de uma equipa multidisciplinar constituída por técnicos/as das áreas de Sociologia, Serviço Social e Geografia.

O projeto, com início em maio de 2024 e término em março de 2026, visa a identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade e/ou em risco de pobreza e exclusão social, tendo por base o trabalho colaborativo com as entidades da Rede Social e a proximidade às comunidades locais. Para além disso, procura desenvolver um sistema de georreferenciação de recursos sociais e monitorização de respostas que favoreça o trabalho da Rede Social e uma intervenção otimizada junto da população.

OBJETIVOS DO PROJETO:

  • Criar condições de proximidade para a resolução de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade social e em risco de pobreza e exclusão social;
  • Identificar situações de vulnerabilidade social e potenciar uma intervenção célere para a sua resolução;
  • Implementar um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação de respostas e otimização dos recursos, de forma a potenciar a eficácia da ação das entidades locais;
  • Desenvolver um trabalho de parceria, de cooperação e em complementaridade com as redes locais, para referenciação e (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, reconfigurando o Programa Rede Social num instrumento de política local.

DESTINATÁRIOS/AS DO PROJETO

  • Pessoas em situação de (potencial) vulnerabilidade social;
  • Entidades locais e/ou parceiras;
  • População em geral.

ATIVIDADES-TIPO A DESENVOLVER:

  • Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou da família em situação de vulnerabilidade social;
  • Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado em sistema;
  • Informação/ orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos/as parceiros/as da Rede Social, mediante a ativação do sistema integrado de referenciação;
  • Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção local emergencial.