Israel vence Open ANNP

A equipa inglesa do Middlesex County ASA, que liderava no final do primeiro dia de competição, caiu para a segunda posição, somando 820 pontos. O FC Porto foi a melhor equipa portuguesa em prova, ao contabilizar 441 pontos que lhe valeram o terceiro lugar colectivo.

David Gambur (Israel Swimming Association), com 788 pontos nos 100 metros costas (56.21), e a búlgara Ekaterina Avramova (Middlesex County ASA), com 834 pontos nos 100 metros costas (1:01.74), foram os nadadores com melhor performance.

As vitórias nacionais foram obtidas por Angélica André (Leixões) nos 400 metros estilos (4:59.31), Hugo Ribeiro (Gespaços) nos 1500 metros livres (16:21.09), Sara Oliveira (FC Porto) nos 200 metros mariposa (2:15.19), Paula Oliveira (FC Porto) nos 200 metros bruços (2:39.08) e Ricardo Varela (Naval Setubalense) nos 200 metros bruços (2:22.59).

Adriano Niz, nadador poveiro em competição, conquistou uma medalha de prata, nos 4 x 100 metros livres. O atleta foi, ainda, o primeiro português nos 100 metros costas, 200 metros costas e 50 metros costas ficando, respectivamente, em 5º, 6º e 7º lugar na classificação geral.

O Open ANNP, integrado no calendário da Federação Internacional de Natação, contou com a participação de 436 atletas (256 masculinos e 180 femininos), em representação de 44 equipas, das quais 30 portuguesas e 14 estrangeiras (sete de Israel, três da Irlanda, duas da Grã-Bretanha e uma da Sérvia e Espanha).

A competição foi organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal e contou com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Open ANNP: tentativa para conquistar viagem para Olímpicos de Londres

Póvoa de Varzim, 31.01.2012 – Nos dias 4 e 5 de Fevereiro, próximos sábado e domingo, as Piscinas Municipais recebem o Open ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal), organizado por aquela instituição com o apoio do município.

Nesta competição estarão presentes os melhores nadadores nacionais, que tentarão, mais uma vez, alcançar os tempos mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres, que se realizam já este ano. Lado a lado com os atletas portugueses estarão dezenas de nadadores internacionais a competir com o mesmo propósito dos lusos, conseguir o tão esperado tempo mínimo para a mais conceituada prova desportiva do mundo. No total, serão 435 atletas (256 masculinos e 179 femininos), em representação de 43 equipas, das quais 30 portuguesas e treze estrangeiras (seis de Israel, três da Irlanda, duas da Grã-Bretanha e uma da Sérvia e Espanha).

Nomes reconhecidos internacionalmente na natação estarão presentes, na Póvoa de Varzim, no próximo fim-de-semana. A búlgara Ekaterina Avramova, melhor nadadora de 2011 do seu país, vai participar no Open ANNP. A atleta de 20 anos, especialista em costas, participou, em 2011, nos Mundiais de Xangai e nos Europeus de Budapeste. A nadadora de leste bateu 32 recordes da Bulgária nos últimos dois anos e meio e contabiliza 300 medalhas no seu currículo.

O Futebol Clube do Porto, com 48 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em competição. Sara Oliveira é a principal figura da lista de nadadores portugueses presentes no Open da ANNP. A nadadora portuense, recordista nacional em todas as distâncias de mariposa, tem mínimos B (100 mariposa) para os Jogos Olímpicos de Londres.

Do lote de atletas nacionais, destaque ainda, por exemplo, para as presenças de Angélica André (Leixões), Ana Pinho Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Marta Marinho (FC Porto), Ana Monteiro (Fluvial Vilacondense), Diana Durães (Foca), Paula Oliveira (FC Porto) e Andreia Gomes, em femininos, ou de Luís Vaz (Famalicão), Jorge Maia (Famalicão), Adriano Niz (Famalicão), Paulo Santos (FC Porto), Fábio Pereira (Fluvial Vilacondense), Tiago Oliveira (Leixões) e Ricardo Varela (Naval Setubalense), em masculinos.

Esta competição é organizada pela ANNP e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.