Kata

A essência do Karaté Shotokan são os Kata. Os kata são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa. Para a execução de um Kata é necessário levar em conta os seguintes fatores: força, velocidade de execução, postura, atitude e boa forma física.

Cada kata representa uma situação diferente pela qual o atleta, supostamente, estará a viver, de forma a sua prática possa vir a ser um proveito real para o praticante.

Quando bem executada, é uma verdadeira arte.

  

Kumite

Significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karaté diante de um adversário real. O objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a observar-se no trabalho de Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correta aplicação de técnicas de ataque e defesa.

O Kumite é uma prova de combate em escalões e peso, realizada por eliminatórias com repescagem. Os terceiros lugares são atribuídos aos atletas que perdem com os finalistas. O atleta que marcar mais pontos vence o combate. Quando o combate termina sem pontos a vitória é atribuída pelo painel de arbitragem, sempre pelo sistema de bandeiras (vermelha e azul).