No âmbito do desenvolvimento do Projeto PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias, realizou-se no dia 19 de dezembro, no Museu Municipal, um Convívio de Natal com os beneficiários do projeto, evento este que contou a presença do Vice-Presidente responsável pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino.
Estiveram presentes no convívio mais de 80 pessoas, entre eles os utentes do COA – Centro Ocupacional de Aver-o-Mar e os participantes das ações que compõem o projeto.
Elogiando o público presente pela proatividade, o Vice-Presidente destacou “a importância de acreditarmos que vale sempre a pena fazer mais e melhor”, independentemente da idade que, a seu ver, é “apenas um número”. Destaca como fundamental “viver em comunidade”.
O edil realçou, ainda, que, Portugal outrora um país de emigrantes é, agora, um país de acolhimento, tendo, por isso, a responsabilidade de acolher e apoia os imigrantes que chegam até nós, dotando-os de ferramentas que os ajudem a integrar-se a nível social, cultural e laboral na nossa comunidade.
A tarde foi recheada de momentos felizes, com a participação ativa dos beneficiários do projeto, que declamaram poemas e textos escritos por si, assim como um texto explicativo sobre o Natal Poveiro. Surpreendendo os convidados, seguiu-se um teatro de Marionetas representativo do Natal Poveiro e da tradição de Cantar as Janeiras, que apelou ao envolvimento de todos com a distribuição de instrumentos típicos e o entoar das canções que compõem o repertório desta tradição.
O convívio terminou com um lanche, para o qual contribuíram também os alunos migrantes com doces típicos do seu país, gerando assim um clima de partilha, fraternidade e união entre os presentes.
O projeto PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias dedica-se à capacitação e formação de adultos ao nível da alfabetização, literacia e motivação para a empregabilidade, conhecimento e valorização do património e ao ensino da Língua Portuguesa a migrantes. Este projeto é desenvolvido no âmbito da candidatura da Área Metropolitana do Porto ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.