O Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim é detentor de um diversificado conjunto de “arquivos” de diversas proveniências, destacando-se, como não poderia deixar de ser, a documentação produzida e recebida pelo município desde o séc. XVII até à actualidade.

Infelizmente este “fundo” da Câmara Municipal só começa a ter expressão a partir do séc. XVII, já que toda a documentação de cronologias anteriores desapareceu, à excepção do Foral Manuelino de 1514, o único exemplar quinhentista e que o Arquivo orgulhosamente conserva como um dos seus ex-libris. Uma das razões deste hiato poderá estar na dependência, de mais de dois séculos, da Câmara da Póvoa de Varzim em relação ao Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde. As longas causas judiciais, referentes à disputa dos termos da Vila da Póvoa com Barcelos (na altura representante da Junta da Casa de Bragança), e a consequente mobilidade dos registos municipais exigidos pela contenda, poderão ser outra explicação para o extravio da documentação quinhentista.

Para além deste fundo documental, o Arquivo detém outros sistemas de informação, nomeadamente o da extinta Administração do Concelho, o da Câmara Municipal de Rates, que com a nova divisão territorial do país imposta pela reforma administrativa de 1836 foi reduzida a uma simples freguesia e incorporada no concelho da Póvoa de Varzim. E, ainda, a Junta de Freguesia da Póvoa. O Arquivo Municipal conserva também dois fundos de carácter privado, o arquivo do Orfeão Poveiro, sociedade artística e recreativa que existiu na Póvoa entre 1915 e 1962, altura da sua extinção; e o arquivo da Empresa de Turismo e Praia da Póvoa de Varzim, depois Sopete (Sociedade Poveira de Empreendimentos Turísticos, S.A.)

Uma extensa variedade de temas e documentos: forais, actas, tombos dos bens e foros do Concelho, testamentos e legados, correspondência, livros de correições e arruamentos, provisões e escrituras, despesas e receitas, décimas dos prédios, passaportes e fianças, queixas e querelas, autos, manifestos, registos, e demais documentação sobre a vida agrícola e piscatória, recursos naturais, preços e transportes, administração municipal e saúde pública, estatística, plantas e licenças de obras, vida religiosa, social e política, para todos disposta, cuidada e acessível.