2019

Conferências 14

No dia 12 de dezembro, o Arquivo Municipal promoveu uma conferência sobre a “Antiga linha do caminho-de-ferro entre Famalicão e a Póvoa de Varzim e a sua transformação numa via para circulação pedonal e de bicicletas”.
O tema foi abordado em duas comunicações diferentes proferidas por Paulo Correia, Técnico Superior da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Rui Bianchi, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, respetivamente. A primeira comunicação foi da responsabilidade de Paulo Correia, Técnico Superior da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde exerce funções no Gabinete do Património Cultural e investigador em Histórica Local, que trouxe à Póvoa o seguinte tema “Da Póvoa a Famalicão pela estrada de ferro”. A segunda teve uma perspetiva mais atual e foi da responsabilidade do arquiteto Rui Bianchi, com a seguinte comunicação “Do passado! Uma ciclovia em direção ao futuro”.

 

2018

Conferências 15

Realizou-se, ontem à noite, no Arquivo Municipal, uma conferência intitulada “Nas entrelinhas da rádio e da imagem”, proferida por Pedro Mesquita (jornalista da Rádio Renascença). Nesta conversa foram abordadas as mensagens escondidas em notícias, reportagens, anúncios radiofónicos e nas imagens fotográficas, uma vez que o conferencista é também fotógrafo free-lancer.

 

Conferências 17

Ao final da tarde de ontem, a sala de conferências do Arquivo Municipal encheu-se para ouvir Sandra Amorim falar sobre “Azulejaria de fachada na Póvoa de Varzim: do projeto à obra”.
O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, esteve presente na sessão que contou também com a inauguração de uma exposição sobre o tema abordado. A Mestre em História da Arte e autora do livro “Azulejaria de Fachada na Póvoa de Varzim (1850-1950)” explicou que “no Arquivo Municipal, fomos à procura do projeto, do desenho, da ideia… encontrámos memórias de tons delicados e traços bem delineados em papéis finos, mas resistentes à ação do tempo. Passados cerca de cem anos, nas ruas observamos as obras ainda conservadas com os seus azulejos. Com esta comunicação e exposição pretende-se mostrar projetos e memórias – desenhos de arquitetura, fotografias, azulejos – despertando assim o desejo de calcorrear a cidade à descoberta do património ainda existente”.

 

Conferências 18

O Sargento-ajudante Alves dos Santos, da Escola Prática de Serviços, esteve, ontem à noite, no Arquivo Municipal, para falar sobre “O Segredo na Comunicação dos Militares”.
O especialista militar explicou a importância de não revelar segredos e estratégias às forças inimigas, situação que motivou o desenvolvimento de códigos e cifras, técnicas para ocultar uma mensagem, possibilitando apenas ao destinatário ler o conteúdo. Além disso, foram também abordadas algumas das técnicas utilizadas ao longo da História, bem como algumas curiosidades relacionadas com o tema. A iniciativa insere-se numa atividade intitulada “Linguagens Escondidas”. Trata-se de um tema genérico que dará o mote a diferentes iniciativas que se vão realizar no tempo com conferências, exposições e, por fim, um curso livre sobre linguagens codificadas (nas cartas de amor, nos textos jornalísticos, nas peças de teatro, na arte) ao longo das épocas e das conjunturas.

 

2017

Conferências 19

Armindo Ferreira, antigo Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, foi o convidado do Arquivo Municipal para a palestra “À luz dos arquivos”. O ex-autarca escolheu como tema “Uma abordagem humanizada do centro histórico de Rates”. Nesta conversa, de cerca de uma hora, o autor propôs-se “contar”, através da história dos edifícios, das pessoas ou famílias que os habitaram e dos movimentos sociais e/ou políticos que presidiram à dinâmica urbana, a história (por isso, “humanizada”) de cada peça e do seu todo. Para que, perante aquele conjunto de edifícios a que todos reconhecem a harmonia e o interesse histórico-arquitetónico, saibamos “ler” as pedras, tanto as que pisamos como aquelas que estão do nosso lado, bem eretas.

 

2014

Conferências 20

“Os Arquivos Municipais e a Cidadania” deu mote a uma conferência por Maranhão Peixoto, na passada segunda-feira, no Arquivo Municipal. A iniciativa teve como objetivo assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, na nossa cidade. Maranhão Peixoto, Arquivista e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, foi o convidado.