No dia 27 de novembro, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto promoveu uma sessão d’Artes & Ofícios com Júlia Pintão.

A artista plástica partilhou a sua experiência com os mais novos transmitindo-lhes alguns ensinamentos artísticos.

Júlia Pintão nasceu em Valadares e formou-se em Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desde muito nova que o desenho se tornou a sua linguagem. Dedicou por gosto e vocação grande parte da sua vida às artes plásticas, frequentando muito cedo cursos de pintura em atelier privado, de desenho na ESBAP e de gravura na Cooperativa Árvore. Em 1996 depois de uma pós-graduação em Gestão Cultural na AEP, criou e passou a dirigir a Esteta Galeria de Arte, na zona histórica do Porto, ainda hoje com atividade regular e uma referência na dinâmica cultural da cidade. Em 2006 tornou-se membro fundador da Matriz-Associação de Gravura do Porto cuja atividade desenvolve um número enorme de intercâmbios com artistas quer portugueses, quer de vários outros países, nomeadamente Espanha, Bélgica, Itália e sobretudo com o Japão promovendo workshops com grandes mestres de gravura. Como artista expõe individual e coletivamente desde 1993.

Artes & Ofícios é uma atividade de exploração de ofícios de ontem e de hoje, colocando as crianças e jovens em contato direto com vários profissionais, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.