O BERÇO DE EÇA DE QUEIRÓS

Século XIX. Póvoa de Varzim.

Madeira. Col. MMEHPV. MOB-18.

As circunstâncias algo insólitas do nascimento de Eça de Queirós foram motivo de muitas incertezas quanto à sua naturalidade. Apesar de ele próprio, registado como filho de mãe incógnita, se ter identificado como “um pobre homem da Póvoa de Varzim”, outras localidades reivindicavam o mesmo sucesso. Para esclarecer essa questão, foi criada na Póvoa de Varzim, em 1906 (1), uma comissão que reuniu o depoimento escrito dos pais e de amigos do escritor, ficando definitivamente confirmado o nascimento de Eça de Queirós a 25 de novembro de 1845 nesta localidade, na residência do casal Júlia Amália e Francisco Augusto Pereira Soromenho. Este era familiar do pai da criança e tinha sido recentemente colocado na Alfândega da Póvoa, como escrivão do pescado. As declarações reunidas por esta comissão foram publicadas num pequeno volume intitulado: «Eça de Queiroz. Questão de naturalidade».(2)

Ainda com dias de vida, o pequeno José Maria foi entregue a uma ama, em Vila do Conde, local onde foi batizado. Apesar desta breve permanência na Póvoa, a tradição local associa-lhe o berço que lhe terá serviço de leito na casa de Júlia Amália e Francisco Soromenho. De facto, este casal teve morada comprovada na Praça do Almada, embora não esteja cabalmente confirmada que essa fosse a localização do seu domicílio à data do nascimento de Eça de Queirós. A história da peça foi recolhida por Fernando Barbosa junto de Plácido de Campos Marques e publicada por Jorge Barbosa, na sua obra “Toponímia da Póvoa de Varzim”. Nela se dá conta de que o berço foi adquirido na casa onde se dizia ter nascido o escritor e trazido para a residência da família Marques. Aqui foi utilizado para criar o Dr. João Pedro de Sousa Campos, nascido em 1851, bem como o próprio Plácido Campos Marques, que o viria depois a oferecer a António dos Santos Graça, fundador do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, em 1936, tendo integrado o espólio desta instituição e ficando-lhe para sempre associada a história do nascimento de Eça de Queirós.

(1) Eça de Queirós faleceu em 1900.

(2) Barbosa, Jorge “Toponímia da Póvoa de Varzim” In: Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, Vol. X, nº 2, 1971, pág. 277.