S. André / S. Pedro Apóstolo
Autor: Desconhecido.
Data: Século XIX
Materiais: Madeira policromada. Tecidos.
N.º Inv.: MMHEPV – Es- 44.G

“Imagem de roca” composta por uma cabeça, membros superiores e inferiores esculpidos e o corpo composto por uma estrutura de madeira simples articulada.

O rosto tem o aspeto de um velho, com cabelo grisalho, parcialmente calvo e barbas onduladas, também de cor acinzentada. A semelhança desta imagem com a de S. Pedro motiva a que se acredite ser de seu irmão, o apóstolo S. André. Nota-se que algumas parcelas da zona superior da cabeça deste foram “raspadas” e sumariamente repintadas, para o fazer parecer mais calvo e envelhecido.

Esta escultura faz parte do conjunto da “Ceia dos Apóstolos”, do Museu. As mesmas eram, também, utilizadas na montagem do trono de S. Pedro da Matriz e noutros contextos, como cortejos, etc. Uma vez, faltando uma imagem de S. Pedro para o Bairro da Lapa, o “Quilores”, adaptou outro apóstolo de forma a servir também de S. Pedro, tornando-o calvo. O pintor “Neca” Picão (dourador e pintor da Matriz) pintou a cabeça para ficar igual ao S. Pedro original. (Informação fornecida por Isolina “Quilores”. 1990)

António Gonçalves de Castro, o “Quilores” (entalhador, gravador e restaurador de couros decorativos e Guarda do Museu Municipal da Póvoa de Varzim) “deu a sua valiosa colaboração em muitas festas populares, que animava e impulsionava, particularmente às Festas de S. Pedro (do Bairro da Matriz) de que era principal propulsor”. (BARBOSA, 1980)