Nota: Para todas as ações apresentadas é necessária a marcação prévia com o Museu Municipal, ficando a concretização das mesmas sujeita a disponibilidade de agenda.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
2013/ 2014
 

  • VISITAS DE GRUPOS:

Visitar em grupo o Museu Municipal da Póvoa de Varzim, o Polo Museológico da Cividade de Terroso e o Polo Museológico de S. Pedro de Rates pode revestir-se de formas muito variadas, de acordo com os objetivos e tempo disponível dos participantes. A atividade pode decorrer de forma livre, dentro do horário normal de abertura dos vários espaços. Nessas circunstâncias o Museu Municipal não assegura o acompanhamento do grupo mas, quando solicitado, pode fornecer elementos informativos que auxiliem na sua preparação.

A realização de VISITAS COM ORIENTAÇÃO efetua-se dentro do horário do funcionamento, às 3ª, 4ª e 5ª feiras, e requer marcação prévia. Pode ser coordenada com outro tipo de atividades (ver “Atividades Lúdico-pedagógicas) estando sempre dependente da disponibilidade de agenda do Museu.

  • GRUPOS NO MUSEU

Visita orientada por um técnico a todo o Museu ou a salas selecionadas. Para além das principais exposições permanentes dedicadas aos achados arqueológicos do concelho da Póvoa de Varzim e às tradições da comunidade piscatória poveira, o Museu renova periodicamente os espaços, apresentando um leque diversificado de outros temas, o que lhe acrescenta sempre novos motivos de interesse.

  • GRUPOS NA CIVIDADE DE TERROSO

Visita orientada por um técnico do Museu Municipal às ruinas daquele que foi o primeiro espaço urbanizado na área do nosso concelho – a Cividade de Terroso, importante ponto de referência da Cultura Castreja. Durante o percurso destaca-se a forma de implantação no terreno, as evidências da influência romana e a envolvente ambiental deste espaço.

  • GRUPOS NO POLO MUSEOLÓGICO E IGREJA ROMÂNICA DE S. PEDRO DE RATES

Visita orientada por um técnico do Museu Municipal ao Polo e a este templo que é uma das mais emblemáticas construções do românico português, apresentando-se as lendas associadas, as características arquitetónicas e iconográfica do estilo, as vicissitudes da construção e as alterações sofridas ao longo dos seus 900 anos de história.

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS

I – Museu Municipal da Póvoa de Varzim 

  • O HOMEM QUE FALOU COM OS PEIXES” (Teatro de Marionetas)

Sessão teatral que tem como protagonistas centrais um rapaz e uma gaivota. Através do recurso ao humor e ao romance sente-se a vivência do quotidiano da antiga comunidade piscatória poveira, onde, apesar das tensões, predomina a unidade e solidariedade entre os pescadores.

  • CANTIGAS AO MENINO
    (Teatro de Marionetas)

Sessão teatral que nos remete para os usos e costumes da tradicional comunidade piscatória poveira durante a quadra festiva do Natal, como a “Ceia” e as “Cantigas ao Meninos”. Neste último caso faz-se mesmo um convite direto ao público presente para ser parte ativa do espetáculo.

  • “CASTREJOS E ROMANOS” (Teatro de Marionetas – a partir de 15  fevereiro 2014)

Sessão teatral que nos apresenta aspetos do quotidiano dos povos castrejos e dos romanos que aqui se foram instalando, refletindo o convívio entre ambos num contexto que nos remete para a progressiva romanização do nosso território no início da era Cristã.

  • OS MARES DO POVEIRO

A atividade incluiu a visita com orientação à sala do mar seguindo-se uma sessão onde, através do recurso a painéis e modelos, se faz a simulação de várias técnicas de pesca tradicional, as principais espécies capturadas e as embarcações associadas a cada caso.

  • O MUSEU PEÇA A PEÇA (a partir de 15 fevereiro 2014)

A sessão inclui a visita com orientação à sala onde se encontra a peça selecionada, seguindo-se uma sessão de análise da mesma e realização de atividades de expressão plástica.

Temáticas a explorar a partir de fevereiro de 2014:

– História de uma Moeda Romana

– Barco Poveiro

  • A NATUREZA TEM, O HOMEM PRECISA, A PEÇA FAZ-SE (oficinas de  tecnologias tradicionais)

Atividade de arqueologia experimental que começa com a identificação das diferentes matérias-primas, em estado bruto, explicação do tratamento a que são submetidas e posterior realização de peças, procurando-se dar a visão do aproveitamento dos recursos naturais por parte do homem do Neolítico e da Idade do Ferro.

Temáticas a explorar no ano 2013/2014:

– Fibras Naturais, tecelagem e rede

– Fibras Naturais, cestaria

– Rochas, olaria e instrumentos de pedra lascada

  • NO TEMPO DOS NOSSOS (BIS) AVÔS

Através desta rubrica pretende-se dar a conhecer ao público mais jovem os usos e costumes que marcavam a individualidade cultural da nossa região até meados do século passado, reportando-nos assim para a geração dos nossos avôs e bisavôs.

Temáticas a explorar no ano 2013/2014:

– Como brincavam, atelier de jogos e brinquedos tradicionais

  • CURSO LIVRE DE ARTE E ARQUEOLOGIA: DO GÓTICO AO BARROCO

Conjunto de 5 sessões teóricas da responsabilidade dos técnicos do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, especialistas nas duas áreas a considerar – História de Arte e Arqueologia. Com esta ação, a decorrer às 4ª feiras entre 13 de novembro e 18 de dezembro, completa-se o segundo ciclo deste curso dirigida a um público adulto que pretenda atualizar os seus conhecimentos nestas áreas.

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS

II – Cividade de Terroso

  • RECRIAÇÕES DO QUOTIDIANO CASTREJO

A atividade inclui a visita à estação arqueológica da Cividade de Terroso seguindo-se a recriação de momentos do quotidiano destes povos, contando para tal com a participação ativa de alguns dos visitante que, através da indumentária e apetrechos da época, assumem um nome, gostos e atividades castrejas do dia a dia.

  • ARQUEÓLOGO POR UM DIA

A sessão inclui uma apresentação genérica dos preparativos de uma escavação arqueológica passando-se depois à simulação no terreno desta atividade. Complementa-se ainda com a lavagem dos materiais, conservação e restauro do “espólio” arqueológico encontrado.

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS

III – Polo Museológico e Igreja Românica de S. Pedro de Rates

  • O ROMÂNICO – JOGOS PEDAGÓGICOS

A atividade inclui a visita com orientação ao Polo Museológico e à Igreja Românica de S. Pedro de Rates, seguindo-se a realização de jogos pedagógicos adaptados a diferentes escalões etários onde se promove a identificação e descoberta dos aspetos mais significativos deste templo.

ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS

IV – Outros espaços 

  • DETETIVES DE PRAIA

Visita comentada a uma praia da região com observação da fauna e flora locais e recolha, pelos participantes, de materiais (conchas, algas e outros) arrojados pelas ondas que de seguida, já no Museu, serão observados, descritos, desenhados, analisados e finalmente identificados.

  • A LÃ: DA TOSQUIA AO FIO

Os participantes podem assistir, ao vivo, à tosquia de uma ovelha, experimentando-se de seguida as várias fases de tratamento que a fibra sofre até assumir a forma de fio. A sessão finaliza com a exemplificação do processo de tecelagem, usando-se para o efeito uma réplica de um tear primitivo.