dossie14

No plano cinematográfico, serão exibidos dois filmes. Oxalá Cresçam Pitangas – histórias de Luanda e Netto e o Domador de Cavalos.

Oxalá Cresçam Pitangas – histórias de Luanda é um filme da autoria de Ondjaki e Kiluanje Liberdade. Retrata Angola 30 anos após a independência, sendo a capital Luanda o ponto de partida para o cruzamento de várias realidades e gentes de todas as províncias. Luanda ainda não havia sido filmada sob esta perspectiva realista e humana: conflitos entre a população e a esfera política, a proliferação do sector informal, as desilusões e aspirações, o questionamento do espaço urbano e do futuro de uma Angola em acelerado crescimento.

Ficha Técnica:

País, ano, duração, formato da cópia: Angola – Portugal, 62’ aprox, beta digital

AR, sistema de cor, sistema de som: Stereo

Realização:
Ondjaki, Kiluanje Liberdade

Argumento:
Kiluanje Liberdade, Ondjaki

Fotografia:
Inês Gonçalves

Som:
Inês Oliveira, Elsa Ferreira

Montagem:
Maria Joana

Música:
Helvio

Produção:
Kiluanje Liberdade – KLIG, Ondjaki

Vendas:
Ondjaki
[ondjaki@yahoo.com]

dossie15

Netto e o Domador de Cavalos é um filme que circula pelo universo dos romances, guerras civis, fúria, sedução, disputas de terras, lutas pela República, pelo fim da escravatura e pela liberdade recém conquistada, elementos que estavam a formar a identidade do povo brasileiro durante o século XIX. Escrito e realizado por Tabajara Ruas, este filme é a continuação de Netto perde a sua alma, lançado em 2001 e baseado num livro com o mesmo nome, também da autoria do escritor brasileiro, que conta a história de António de Sousa Neto, um general brasileiro que é ferido em combate na Guerra do Paraguai.

Netto e o Domador de Cavalos conta com as interpretações de Werner Schünemann, Evandro Elias, Tarcísio Filho, entre outros. Destaque para a participação do poveiro Aurelino Costa como actor.

Ficha Técnica:

Realização e Argumento: Tabajara Ruas

Produção Executiva e Montagem: Lígia Walper

Produção: Lígia Walper, José Antonio Severo, Liliane Motta da Silveira, Tabajara Ruas

Direcção de Arte: Liliane Motta da Silveira

Direcção de Produção: Elias da Rosa

Direcção de Fotografia: Ivo Czamanki

Som: Cristiano Scherer

Música: Vítor Ramil

Elenco: Werner Schünemann, Evandro Elias,  Tarcísio Filho, Aurelino Costa, Fernanda Carvalho Leite, Júlio Conte, Miguel Ramos ,  Marcos Barreto, Nélson Diniz, Nico Nicolaievsky, Rogério Beretta, Sirmar Antunes, Zé Adão Barbosa, Zé Vitor Castiel