Não constituirá novidade para a população da Póvoa de Varzim a importância do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Projetos Culturais, no apoio direto ao vereador do Pelouro da Cultura e na condução de dossiês de vital relevo no panorama cultural do concelho da Póvoa de Varzim.
Ao longo dos últimos anos, foram efetuados contactos no sentido de manter algumas das iniciativas já existentes, imprimindo-lhes, contudo, alguma característica inovadora, tendo presente a evolução natural das coisas, o facto de o público se tornar cada vez mais exigente, sem esquecer que, criados os públicos, impõe-se pensar na sua fidelização e na criação de outros.
É sempre de ter em conta, além do mais, a existência de uma certa “massa crítica” na Póvoa de Varzim e o facto de os poveiros demonstrarem, de há um tempo a esta parte, um orgulho renovado pela sua terra e uma atenção redobrada à programação planeada pelos serviços da CMPV.
Podendo não ser assíduo e muito participativo, em certas ocasiões – é seletivo, no sentido mais restrito da palavra – o público poveiro é, no entanto, atento e interventivo.
É em nome desse público e de todos os poveiros que a CMPV se tem desdobrado em esforços no sentido de tornar a sua ação cultural mais abrangente e descentralizada, apoiando as associações locais, incentivando a criatividade, desafiando as empresas, apelando à iniciativa privada, aliando a cultura ao lazer, numa terra predominantemente turística, onde, para além de ser bom viver é bom passar férias e ocupar os tempos livres.