Passar para o conteúdo principal

O Varazim Teatro é uma Associação Cultural...

O Varazim Teatro nasceu da vontade comum de um grupo de 13 pessoas, constituindo-se Associação Cultural à data de 26 de Setembro de 1997, depois de, em Junho desse mesmo ano, já ter estreado a sua I Produção, Desimaginação-Farsa do Quotidiano realizada a partir de um texto do autor português António Pedro. Desde esta data o Grupo tem produzido regularmente espetáculos de Teatro e várias Animações, que apresenta na cidade onde se sedia e não só, tendo participado já em vários festivais de Teatro, nunca deixando de ter a itinerância como intenção.

A aposta sempre foi a da aprendizagem e da evolução, tendo convidado encenadores como Jorge Castro Guedes, William Gavião e Anabela Garcia que, durante os ensaios, foram formando o elenco e passando da sua experiência conhecimentos, modos de ver e sentir o teatro, o que faz com que o Varazim não siga uma única corrente, mas experimente diversas linguagens teatrais, que tornam o seu reportório mais vasto e rico.

Nas suas produções procurou textos e autores que, de alguma forma, colocassem questões atuais, fizessem refletir sobre o estado das coisas e o lugar destas no mundo. Realiza espetáculos com textos de autores portugueses como: António Pedro, Almeida Garrett, Mário-Henrique Leiria, Raul Brandão, entre outros, e de autores estrangeiros como, por exemplo, Samuel Beckett, Bernard Marie Koltès, Susana Poujol, António Albanese.

varazimoreiimaginario01.jpg varazimdelfina02.jpg

Tendo, desde sempre, o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no ano seguinte à sua formação, elabora com esta autarquia um Protocolo de Colaboração, que tem vindo a ser renovado anualmente. O Varazim Teatro está sediado em Rua da Fortaleza, nº. 20, Póvoa de Varzim, onde realiza os seus ensaios e leva à representação alguns trabalhos, faz formação e oficinas. Depressa o Varazim se tornou um imprescindível agente cultural e dinamizador do concelho.

Inicialmente o Varazim dedicava-se exclusivamente a produzir os seus espetáculos mas, como forma de reconhecimento do seu contributo para a animação e dinamização cultural do concelho, desde 1999 que é também responsável pela programação teatral de caráter regular na Póvoa de Varzim, com o apoio da Câmara Municipal, interrompida apenas em 2013 e que agora se retoma, na perspetiva da entrada em funcionamento da renovada Grande Sala do concelho, o Cine-Teatro Garrett.

Durante anos, o Varazim Teatro foi o grande responsável pela programação teatral no concelho da Póvoa de Varzim, tendo convidado várias companhias nacionais e estrangeiras, tendo em conta a importância da qualidade e da diversidade dos espetáculos, com vista à formação de um público cada vez mais assíduo e cada vez mais exigente.

Para além disso tem realizado um trabalho de relevo com vários agentes e instituições locais, nomeadamente a Fundação Dr. Luís Rainha, envolvendo os utentes do Mapadi, e da Santa Casa da Misericórdia, numa produção única e comovente.

teatromeridionalgodot02.jpg

Em 2002 a Associação arrendou um espaço para sua sede administrativa, esta condição tem vindo a possibilitar que o Varazim se tenha vindo a assumir cada vez mais como agente cultural e dinamizador da cidade em que se insere.

Não tendo qualquer preconceito em relação ao termo Amador, uma vez que o Varazim ao longo da sua história tem vindo a fazer teatro pelo Teatro com Amor, não deixa o Varazim nesta altura de sentir necessidade de evoluir em direcção à profissionalização, pelo facto de o caminho percorrido até aqui provocar cada vez mais uma maior responsabilidade. Responsabilidade essa que o Varazim não pretende negar, mas que reconhece depender de uma maior disponibilidade por parte dos seus elementos, o que só poderá ser equacionado no campo da profissionalização.

O Varazim sempre acreditou e sempre acreditará que o Teatro é um caminho.

Contactos:

Rua da Fortaleza, nº20

4490-551 Póvoa de Varzim

E-mail: vt@varazimteatro.org

URL: www.varazimteatro.org/

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.