Gilda Nunes Barata

Gilda Nunes Barata nasceu, em Lisboa, a 1 de Junho de 1973.

É licenciada em Direito. É mestre em Literatura. Possui um Doutoramento em Filosofia. Publicou os livros de poesia: Quando o rio e a maré confluem; Vertigem velada; A última ceia invadida pelas ondas; A luz negra no seu roxo amanhecer.

Por ocasião dos 30 anos da Revolução do 25 de Abril, recolheu 30 depoimentos de personalidades portuguesas reunidos no livro Onde é que você estava no 25 de Abril?

Publicou os livros infanto-juvenis: O que é a saudade, querido José Maria?; Coisas de amarração; Na terra das mil coisas; Zangaram-se as cores do arco-íris!

Integrou o projecto A ler, aprender – museus para contar e encantar com os escritores Alice Vieira, Luísa Ducla Soares, António Torrado, Isabel Alçada/Ana Maria Magalhães, José Jorge Letria, com um conto sobre o Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas Duas irmãs em Odrinhas.

O seu conto infantil Um dicionário mágico integra um livro de português do ensino secundário nacional.

Publicou dois contos infantis na revista infanto-juvenil Aprender a olhar. Um sobre o Museu da Presidência da República O amor da florzinha da Índia pela papoila do Japão; outro sobre a Colecção Berardo O dicionário mágico.

Escreveu a peça de teatro La nuit brouillant mês rêves, a convite do Instituto Camões, para a comemoração de um festival de cultura portuguesa, no teatro Gare au Théâtre, em Paris. Colabora com o Expresso como crítica literária.