Joao de Melo

© Joana de Melo

João de Melo nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1949. Fez os seus estudos secundários no continente. Trabalhando e estudando, concluiu em 1981 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a Licenciatura em Filologia Românica. Docente do ensino secundário durante vários anos, foi, também, monitor de cursos daquela Faculdade e depois ensinou Literatura Portuguesa e Francesa, Teoria Literária e Escrita Criativa na Universidade Autónoma de Lisboa. Mobilizado em 1971, fez a guerra colonial no norte de Angola, durante 27 meses, nos serviços de saúde militar. Actualmente, vive e trabalha em Madrid, desde 2001, como Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal, a convite do Governo do seu país.

É autor dos seguintes livros: Histórias da Resistência (Contos); A Memória de Ver Matar e Morrer (Romance); O Meu Mundo Não é Deste Reino (Romance); Autópsia de um Mar em Ruínas (Romance); Entre Pássaro e Anjo (Contos); Gente Feliz com Lágrimas (Romance); As Manhãs Rosadas (Conto); Bem-Aventuranças (Contos); O Homem Suspenso (Romance); As Coisas da Alma (Contos); O Mar de Madrid (Romance); O Vinho (Conto); Dicionário de Paixões (Crónica); Antologia Panorâmica do Conto Açoriano (Antologia); Os Anos da Guerra (Antologia); Antologia do Conto Português (Antologia); Navegação da Terra (Poesia); Toda e Qualquer Escrita (Ensaio); Literatura e Identidade (Ensaio).

A Divina Miséria, editada em 2009 pelas Publicações Dom Quixote, é o seu mais recente romance.

João de Melo obteve vários prémios literários nacionais e internacionais (Grande Prémio do Romance da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Cidade de Lisboa Eça de Queirós, Prémio Internacional Cristóbal Colón, Prémio Fernando Namora, Prémio Antena 1, Prémio Dinis da Luz e Prémio de Ficção “A Balada”). Está traduzido nos seguintes países: Espanha, França, Holanda, Roménia, Itália, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e México.