Pedro Vieira

Chamo-me Pedro Vieira e nasci em Lisboa em 1975, cidade onde sempre vivi e trabalhei. Concluí o ensino secundário na escola António Arroio, área de Arte e Design, e entre 1993 e 1998 fiz a minha licenciatura em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social.  

Desde aí trabalhei até ao início de 2003 na Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente no Pelouro da Juventude, tendo trabalhado com as associações juvenis e associações de estudantes da cidade e sido co-responsável pela organização de eventos como a Maratona Fotográfica, a Cena d’Arte (concurso de artes plásticas) ou o concurso literário Lisboa à Letra. Exerci também funções de editor do jornal bimestral Lisboa Jovem, cuja redacção era composta por elementos das referidas associações de Lisboa, e que teve a duração de um ano.

De 2003 em diante trabalhei quase sempre como livreiro, salvo uma interrupção de dois anos entre 2004 e 2006 em que fui designer gráfico do Centro Cultural Olga Cadaval, tendo passado pela Bulhosa Livreiros, pela extinta Byblos e pela Almedina, empresa onde trabalho actualmente, desde Março de 2008. 

Em paralelo tenho trabalhado ao longo dos últimos anos como ilustrador free-lancer, tendo colaborado com suportes como o Jornal de Letras, o suplemento ípsilon do Público, o jornal i, a editora Quetzal ou a revista LER, da qual sou ilustrador residente.

Em termos de blogosfera, mantenho blogue pessoal irmaolucia desde Junho de 2005 e sou membro da equipa do Arrastão desde Setembro de 2008.