Isabel Alçada

Ministra da Educação

Dia 24 às 15h30

Auditório Municipal

“Leitura, Escrita e Educação” é o tema que a Ministra da Educação, Isabel Alçada vai trazer à Póvoa. Nascida em Lisboa, a 29 de Maio de 1950, Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar adoptou, como nome literário, Isabel Alçada.

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974, completou, em 1984, um Mestrado em Análise Social da Educação, na Universidade de Boston.

Começou a sua carreira profissional como técnica do Centro de Psicologia e Formação – Psicoforma, entre 1973 e 1974. No ano seguinte passa para o Ministério da Educação onde desempenha funções na Direcção-Geral da Educação Permanente e, entre 1975 e 1976, no Secretariado da Reestruturação do Ensino Secundário.

Entre 1976 e 1984 é professora de Português e História no 2º Ciclo do Ensino Básico e, entre 1977 e 1979, orientadora de Estágio, em História.

Em 1986 assume a posição de coordenadora da Profissionalização em Serviço, na Escola Superior de Educação de Lisboa, cargo que mantém até 1988. Entre 1991 e 1992 foi Investigadora no Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação. Entre 2000 e 2004 foi Administradora da Fundação de Serralves e em 2006 Comissária do Plano Nacional de Leitura, dos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.

É, desde 1985, Professora-adjunta na área de Sociologia da Educação na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Em 2006 foi distinguida com a Ordem do Infante D. Henrique, com a classe de Grande-Oficial.

É autora de estudos e de livros para crianças e jovens.

Como autora e em co-autoria publicou, na área da educação, os seguintes estudos: Condições de Cumprimento da Escolaridade Obrigatória – Gabinete de Estudos e Planeamento – Ministério da Educação, 1986; Ler ou não ler, eis a questão, Editorial Caminho, 1988; Formação Contínua de professores nos países da Comunidade Europeia – Comissão Europeia, 1989; Os Jovens e a Leitura – Instituto de Inovação Educacional –   Ministério da Educação, 1992; Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação, 1997; Critérios de Qualidade para Manuais Escolares – Ministério da Educação, 1998; Formação de professores/responsáveis por Bibliotecas Escolares –– Escola Superior de Educação de Lisboa, 2003; Plano Nacional de Leitura – Ministério da Educação, 2006.

Em co-autoria com Ana Maria Magalhães publicou as colecções Uma Aventura, Editorial Caminho (51 títulos); Viagens no Tempo, Editorial Caminho (15 títulos); Ler dá Prazer, Editorial Caminho (4 títulos); Floresta Mágica, Editorial Caminho (4 títulos); Histórias e Lendas, Editorial Caminho (4 títulos); Romances para adolescentes, Editorial Caminho (4 títulos), e os livros Natal, Natal, Editorial Caminho e O Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha, Quetzal.

Em co-autoria com José Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim escreveu História de Portugal, com 7 títulos, pela Editorial Caminho.

Alguns livros foram traduzidos para francês, castelhano, catalão, galego, neerlandês, búlgaro e chinês.

Ainda em co-autoria com Ana Maria Magalhães escreveu livros para crianças e jovens encomendadas e publicadas por várias instituições: Assembleia da República (3 títulos); Câmara Municipal de Lisboa (1 título); Câmara Municipal de Sintra (1 título); Centro de Informação Europeia Jacques Delors (3 títulos); Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (38 títulos); CTT (2 títulos); Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (11 Títulos); Editorial do Ministério da Educação (3 títulos); Fundação de Aljubarrota (1 título); Instituto Camões (1 título); Instituto Português do Património Arquitectónico (1 título); Pavilhão de Portugal – EXPO-98, (3 títulos); Mosteiro dos Jerónimos (2 títulos); Museu de Ílhavo (1 título); Museu de Macau (1 título); Museu da Nazaré (1 título); Representação da Comissão Europeia em Portugal (3 títulos).