Teatro

teatro

20 de Fevereiro / 22h00 / Auditório Municipal

  • Apalavrado

O Correntes d’Escritas começa no dia 24. Mas, como que fazendo o pré-arranque do Encontro, e valorizando a ponte que o evento literário estabelece com outras artes, decorre, no dia 20, uma sessão de teatro no Auditório Municipal, pelo Varazim Teatro, com encenação de Renata Portas.  

Apalavrado é o nome da peça, um projecto artístico que reúne escritores, actores e, por vezes, músicos em torno da palavra e, em particular, do género literário do conto. Na Póvoa de Varzim serão dramatizados dois contos escritos propositadamente para a peça – um de Carlos J. Pessoa, com o nome “O Homem que Embala o Carrinho de Bebé” e outro por Luís Mestre, intitulado “Num dia qualquer”.

Cinema

cinema

25 de Fevereiro / 21h45 / Auditório Municipal

Bilhetes: €4; €2 para sócios


  • “Tomai lá do O’Neill”

De Fernando Lopes

Duração: 52min

Trata-se de um tributo pessoal. Não uma biografia, muito menos uma análise crítica da obra poética de Alexandre O’Neill. Isso está feito e refeito. Trata-se, sobretudo, das vivências criativas, sentimentais e afectivas de um poeta, um dos maiores do nosso século XX.

 

  • “José Cardoso Pires: Livro de Bordo”

De Manuel Mozos

Duração: 52min

No ano em que José Cardoso Pires recebeu o Prémio Pessoa, o mais prestigiado prémio português, Manuel Mozos filmou um retrato daquele que foi um dos grandes autores de língua portuguesa. A vida e a escrita, o cinema, o erotismo e a morte, são alguns dos temas deste filme, rodado em Lisboa e na Caparica (o refúgio do escritor) no Outono e Inverno de 1997.