©JSimao
Nuno Crato, professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa e pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa, foi destacado pela UTL para presidente (CEO) da Comissão Executiva do Taguspark em 2010. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2004 a 2010.
Estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa e licenciou-se em Economia no ISEG. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos aleatórios e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais e biológicas.
Em paralelo com o seu trabalho académico, tem-se empenhado na divulgação científica. Colabora regularmente na imprensa, principalmente no semanário Expresso onde mantém desde 1996 uma coluna semanal de divulgação científica, e tem colaborado com vários programas de televisão e rádio. É autor de Passeio Aleatório (Gradiva, 2007), Matemática das Coisas (SPM/Gradiva, 2008) e Figuring it Out: Entertainment Encounters with Everyday Math (Nova Iorque, Springer, 2010).
Preocupado com o ensino, publicou O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista (Gradiva, 2006), organizou a colectânea Ser Professor, de textos de Rómulo de Carvalho (Gradiva, 2006), e coordenou a conferência internacional Gulbenkian de educação de 2008, Matemática e Ensino: Questões e Soluções. É membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A Sociedade Europeia de Matemática atribuiu-lhe em 2003 o Primeiro Prémio do concurso Public Awareness of Mathematics pelo seu trabalho de divulgação. A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award. Em 10 de Junho de 2008 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.