Desde há mais de 1000 anos que um fervor religioso ou uma vontade de partir tem levado milhares de homens, mulheres e crianças a lançarem-se no Caminho a Santiago de Compostela.

Pelos trilhos perdidos nas serranias, pelas antigas vias romanas e medievais ou pelas praias, todos os caminhos serviam para chegar ao túmulo do apóstolo.

Nos nossos dias, este movimento de peregrinos ganhou um novo fôlego e centenas de milhares de caminheiros partem de todas as partes da Europa e uma e outra vez percorrem esses trilhos tantas vezes pisados.

A partir de Portugal são diversos os caminhos conhecidos sendo que, no Concelho da Póvoa de Varzim, são dois os percursos: um pelo interior, o chamado Caminho Central, passando por S. Pedro de Rates e que é o que mais peregrinos de todas as raças e credos leva até Compostela. Aqui se criou o primeiro Albergue em Portugal, modelo seguido em muitos outros concelhos.

Para os peregrinos que querem seguir mais próximo do mar existe desde há anos o Caminho da Costa (cerca de 250km até Santiago, desde o Porto) que, entrando no concelho da Póvoa pela velha Rua dos Ferreiros e atravessando o centro da cidade, passa pelo Albergue de S. José e dirige-se para o Litoral, entre praias, dunas e masseiras até ao concelho vizinho de Esposende.

http://www.caminhoportuguesdacosta.com/pt

 

Albergue De Peregrinos De São Pedro De Rates

Morada

Rua de Santo António, n.º 189

4570-503 Rates

E-mail

geral@alberguederates.com

 

Albergue de peregrinos de s. José de ribamar

Morada

Av. Mouzinho de Albuquerque, 32

4490-409 Póvoa de Varzim

 

Telefone

252 622 314