O Museu Municipal da Póvoa de Varzim, criado em 1937, mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, tal como preconizado por António Santos Graça, fundador do espaço instalado no Solar dos Carneiros, edifício cuja fachada brasonada data da 2ª metade do século XVIII. Desta forma, nas exposições permanentes, o visitante encontra as referências às raízes históricas e etnográficas da Póvoa de Varzim: na “Sala de Arqueologia” referências ao período temporal entre o Paleolítico e a Idade Moderna; na “Sala do Mar”, embarcações, aprestos, técnicas, tradições e costumes da Comunidade Piscatória Poveira; e, na “Capela”, arte sacra e outros elementos relacionados à religiosidade popular.

No entanto, o conjunto de iniciativas que aqui se desenvolve extravasa em muito esses campos, explorando através de exposições e de outras atividades lúdico-pedagógicas um largo leque de temáticas que o tornam num espaço em permanente renovação.

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim possui coleções de enorme diversidade, como armas, brinquedos, cerâmica, arqueologia, escultura, mobiliário, numismática, têxteis e traje, que datam dos séculos XIII ao XXI.