Este prato foi criado e apresentado por Leonardo da Mata no seu restaurante, pelo menos, desde o princípio da década de 40 do século XX. A confeção parece ter tido como fonte de inspiração a consoada do pescador poveiro e a apresentação teve como base a forma de preparação dos farnéis, nomeadamente, para as romarias. Diz-nos a Dra. Maria da Glória Martins da Costa (“O Comer do Pescador Poveiro”, In Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, nº XXVII, nº1, 1990), que o arroz que se preparava para levar à romaria era feito numa rabeta  de barro que, depois de  embrulhada num jornal, era  “posta num guardanapo grande de olhos. As pontas do guardanapo eram atadas em cruz, duas a duas, por cima do testo”.

Na sua confeção eram utilizados ingredientes locais. A pescada era uma das principais capturas dos pescadores poveiros, sendo conhecida pela “pescada da Póvoa”. Havia mesmo embarcações especializadas neste tipo de pesca – a Lancha Poveira do Alto. Os vegetais provinham da fértil zona envolvente, sendo famosas as “batatas de Aver-o-Mar”.

O sucesso deste prato criou seguidores e hoje encontramos esta oferta em vários restaurantes da cidade que, seguindo o padrão base, apresentam várias cambiantes, nomeadamente na variação  dos legumes utilizados e na confeção dos molhos, aspetos próprios do diferente entendimento da arte da culinária.

 

Receita:

Ingredientes

Postas de pescada de boa qualidade; Batatas; Cenouras; Couves Lombarda; Ovos; Cebolas; Azeite; Vinagre; Sal e Pimenta

(as quantidades variam em função do nº de refeições pretendido)

Confeção

Numa panela com água e sal cozem-se as batatas, os ovos, as cenouras, a couve lombarda e as postas de pescada. Entretanto prepara-se o molho:

Molho

Num tacho deita-se uma boa quantidade azeite, leva-se ao lume e quando este estiver a ferver colocam-se as cebolas cortadas aos quadrados (cubos). Mantém-se no fogão um pouco mais, as cebolas devem ficar rijinhas, nunca queimadas. Retira-se o tacho do lume e só então se coloca o vinagre, o colorau, um pouco de sal e de pimenta.

Apresentação do prato

Dispõe-se num grande prato de barro, as batatas, os legumes, os ovos cozidos e a pescada e rega-se abundantemente com o molho. Cobre-se o cozido com outro prato de barro do mesmo diâmetro e embrulha-se num lenço ao qual se atam as pontas em cruz.