A partir das 10h00 do dia 28 de junho, quarta-feira, e até às 00h30, a equipa da RTP estará no Largo entre o Casino da Póvoa e a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, dando a conhecer o melhor da Póvoa de Varzim e das nossas festas.

Entre as 10h00 e as 12h00, Vanessa Oliveira e José Carlos Malato vão mostrar o cenário e todos os preparativos para a grande noite. A festa continua pela tarde, a partir das 15h00 na RTP Internacional e na RTP1 a partir das 17h00, onde Joana Teles e Hélder Reis acompanham a alegria e o convívio de quem irá participar nos festejos. Para isso contam com a ajuda de Tiago Góes Ferreira, que vai estar pelas ruas da Póvoa de Varzim para mostrar os famosos tronos dos bairros.

Nesta emissão, em direto, o nosso concelho será dado a conhecer desde a história, ao património, passando pelas tradições e lendas locais. O artesanato, a gastronomia, o desporto, a cultura e a vertente empresarial serão alguns dos aspetos abordados.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, será entrevistado falando importância das Festas de S. Pedro, como ponto de partida para toda a época balnear e de animação da cidade da Póvoa de Varzim. Terá ainda oportunidade de revelar alguns dos seus projetos para o futuro do nosso concelho.

Estarão também presentes algumas instituições locais que desempenham um importante papel no desenvolvimento económico e social da cidade.

E claro, em destaque as Festas de São Pedro, com todo o seu encanto, a sua história, com referência aos usos e costumes da comunidade poveira na celebração do padroeiro dos pescadores.

Haverá animação ao longo de todo o dia contando com a participação de grupos e artistas poveiros e nacionais.

Pouco depois da meia-noite (00h15), no interior do Porto de Pesca, haverá uma sessão de fogo-de-artifício a abrilhantar esta emissão e a noitada de São Pedro.