Incorporando o papel de verdadeiros profissionais, os seniores foram cantores, diseurs e artistas interpretando temas como “Ala Arriba”, “Mar Traiçoeiro” e “Saudades do Mar” e declamando poemas de vários autores portugueses. Apresentaram ainda a peça “Hora da Saudade” da autoria de José Azevedo.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na iniciativa e transmitiu que este era “o primeiro grande evento que fazemos na recuperada Escola da Lapa. Esta escola foi recuperada para dar lugar a um Centro Ocupacional e parece que começa a dar os seus frutos”.

O edil constatou que para esta atividade “muita gente se tem envolvido desde a preparação do cenário a pessoas que trouxeram mobília de casa para fazer adereços deste cenário”, acrescentando que é visível “o empenho e o nervosismo das pessoas que vão atuar aqui”.

Aires Pereira agradeceu à equipa que trabalha neste espaço, reconhecendo “que tem tido uma tarefa difícil porque às vezes pouco compreendida, nomeadamente, no que diz respeito a um conjunto de regras que são necessárias aqui ter para que isto funcione bem”.

O autarca aproveitou ainda para anunciar que no final deste mês (dia 29) será inaugurado o Centro Ocupacional na antiga Escola do Cruzeiro, em Aver-o-Mar, com o mesmo modelo para “fazer com que nos sintamos úteis”. Neste sentido, expressou que este é o desafio do Município: “as pessoas serem válidas, se interessarem e virem até aqui, conviverem, fazerem teatro, cantarem, entre outras atividades”.

A este propósito, deixou o apelo: “não fiquem em casa. Isto é feito por poveiros para poveiros. Foi feito para o vosso divertimento e saúde”.

Foram convidadas a participar nesta festa, que contou também com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, várias instituições de solidariedade social do concelho da Póvoa de Varzim.