Num ambiente de festa e partilha, a Associação Ventos Peregrinos, entidade responsável pela sua gestão, recebeu várias dezenas de amigos que ao longo dos anos têm partilhado o espírito peregrino que lá se vive.

Depois de uma caminhada, com cerca de 40 pessoas, pelo Ecomuseu de Rates, teve lugar a tradicional queimada, um jantar volante onde os presentes partilharam a refeição. E, para alegrar ainda mais a comemoração, a Tuna da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim presenteou todos com uma pequena atuação.

A Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado, mais uma vez, fez questão de estar presente num momento de grande relevância da comunidade ratense. As palavras foram de valorização pelo trabalho desenvolvido pela Associação Ventos Peregrinos na preservação dos Caminhos de Santiago.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João, endereçou palavras de incentivo e agradecimento à Associação pela dinâmica que imprime nos Caminhos de Santiago e pelo seu contributo na promoção de S. Pedro de Rates como destino de turismo cultural de referência.