O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, marcou presença neste momento simbólico e recordou os valores dos seus fundadores, que ainda hoje norteiam a atuação de uma instituição com a qual o Município mantém, orgulhosamente, uma parceria ativa, muito produtiva e focada na melhoria constante das condições a disponibilizar aos seus utentes.

Aires Pereira sublinhou a importância de atribuir, diariamente, o digno e justo valor aos ocupantes do Mapadi, incutindo-lhes um sentimento de pertença à sua comunidade e, simultaneamente, promovendo o aumento da sua autoestima. A este propósito, lembrou que esta instituição é, para muitos dos utentes, a família, lar e subsistência e, assim sendo, a sociedade deve continuar a mobilizar-se à volta de causas como esta, que promovem a coesão e o bem-estar dos nossos concidadãos.

Na sua intervenção, o Presidente do Mapadi, António Ramalho, referiu que ao longo destes 48 anos muito foi feito para envolver toda a formação e trabalho do cidadão com deficiência desde o nascimento até acompanhamento do seu percurso de vida. O Mapadi foi a primeira instituição particular de solidariedade social nacional a ser distinguida com a Marca Empregadora Inclusiva Menção Excelência 2023, e isto, para o seu presidente, só foi possível através de um trabalho de parceria com a Câmara Municipal e empresários do concelho, que permite a garantia de empregabilidade e autonomia aos cidadãos com deficiência, a “cereja no topo do bolo” que é a sua efetiva integração laboral.

Para António Ramalho, muito foi feito, mas ainda há muito fazer pois “enquanto tivermos lista de espera, não paramos”. A instituição tem capacidade para dar resposta de formação a mais 90 cidadãos com deficiência. Para tal, é fundamental que o Estado colabore e contribua com o financiamento necessário para que o Mapadi possa continuar o seu trabalho notável e, acima de tudo, fazer os cidadãos com deficiência felizes.