Este projeto inclui duas etapas, sendo que a primeira – ações de sensibilização e promoção de saúde oral em crianças/jovens e idosos em instituições do concelho – arrancou a 6 de julho no Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar e já passou pelo Centro Social e Paroquial de Navais, Casa da Juventude, QI Centro de Estudos, Instituto Maria da Paz Varzim, Centro Social e Paroquial de Terroso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Centro Social Bonitos de Amorim. Foram abrangidas nestas ações 618 crianças/ jovens e 207 idosos.

Nas instituições em que o público-alvo eram crianças e jovens, Rita Vieira e Rui Bastos realizaram dinâmicas de grupo em que foram abordados conceitos/ conhecimentos essenciais para adquirir novos e corretos hábitos de higiene oral e do mesmo modo perceber quais os hábitos errados praticados e incentivar através de reforços positivos à sua correção. Quando se tratavam de idosos, realizaram dinâmicas com objetivo da promoção da realização da autoinspeção da cavidade oral devido à tendência desta faixa etária para desenvolver condições malignas na cavidade oral e instrução relativamente à correta higienização das próteses dentárias removíveis.

Rita Vieira revelou que as entidades por onde passaram manifestaram bastante agrado no trabalho desenvolvido por ela e Rui Bastos, classificando a aprendizagem como “um grande ensinamento” com especial incidência nas crianças, visto que até ao momento tentaram incutir-lhes alguns ensinamentos no âmbito da saúde oral sem sucesso até então. Neste sentido, as entidades solicitaram ainda que regressassem no ano seguinte. No que concerne aos idosos, “o feedback tem sido também extremamente reconfortante, revestindo-se de duas vertentes: a vertente informativa e prática que estes muito bem acataram e a vertente mais afetiva, humana”.

A segunda etapa do “Cidade a Sorrir” será uma Palestra aberta a toda a comunidade poveira a ser desenvolvida no dia 27 de outubro de 2018 pelas 21h30, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. Esta palestra será focada nos cuidadores e na forma como estes podem promover a higiene oral em crianças e idosos.