Sábado, 8 de Dezembro, continuam as Festas de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, na Fortaleza da Póvoa de Varzim. Também a partir de amanhã será possível admirar as Eco-rotundas de Natal, um concurso promovido pelo Pelouro do Ambiente e que desafiou escolas e instituições a decorar rotundas a partir da reutilização e reciclagem de resíduos. Ao todo, são seis as rotundas decoradas, em artérias da cidade, até 6 de Janeiro.

No Diana Bar, Helena Duarte apresenta “Emoções Contidas”, livro de sua autoria, às 18h00. A obra será apresentada por Carla Sofia Sá Pereira Oliveira, seguindo-se um momento musical com Filipe Oliveira na guitarra e voz de Inês Morgado. No mesmo local, e até domingo, decorre a venda de trabalhos elaborados no âmbito do Atelier de Artes Decorativas, promovido pela Casa da Juventude. No total estarão expostos 250 trabalhos de pintura e de decoração, entre outros.

Como não podia deixar de ser, este mês fica marcado pelas festas de Natal, como a das crianças do Jardim-de-Infância Monsenhor Pires Quesado, d’A Beneficente, que realizam a sua às 10h00, no Pavilhão Municipal. Já a Festa de Natal do Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” inclui a apresentação, às 22h00, no Auditório Municipal, da peça “Reviver o Passado”.

No plano desportivo, o Campo de Tiro de Rates recebe a 4ª Contagem do VI Critério de Inverno, uma prova organizada pelo Clube de Tiro de S. Pedro de Rates, em conjunto com o Clube Casal Alentejano, o Clube de Caçadores do Porto e o Clube Desportivo Campo de Lis. Esta é uma prova da modalidade de Percurso de Caça (tiro aos pratos), aberta a todos os detentores da Licença Federativa 2007.

Para domingo, dia 9, a oferta de animação passa por um concerto pela Orquestra do Norte, em conjunto com Os Pequenos Cantores de Amorim e Ensemble Vocal Pró Música, na Igreja de Amorim, às 17h00. Para os fãs de ténis de mesa, decorre o Torneio Aberto de Natal, no Pavilhão Municipal, às 9h30. Relembramos ainda que é no domingo que terminam as inscrições para a décima edição do concurso “Delícia de Rabanada”, que premeia a melhor Rabanada à Poveira. As inscrições decorrem no Posto de Turismo, e devem ser feitas a nível individual.  A ficha de inscrição e as Indicações Práticas para os Concorrentes estão disponíveis no portal municipal.

Concurso Rabanada

A partir de segunda, dia 10, pode-se visitar, na Casa da Juventude, a exposição de trajes “A Tricana do Passado ao Presente”, organizada pelo Centro de Desporto e Cultura JUVENORTE. Patente até 16 de Dezembro, esta exposição faz parte do programa de comemoração do 21º Aniversário da associação, e pretende, mediante uma perspectiva cronológica, desde o início do século passado até aos dias de hoje, expor diversos trajes da Mulher Poveira – a Tricana. Para uma apresentação fiel das indumentárias, a JUVENORTE contou com o apoio do Museu Municipal, através do Fundo Local. A exposição pode ser visitada dentro do normal horário de funcionamento da Casa da Juventude (de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00).

Uma Audição Pública Global encerra o programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim” para segunda-feira. O evento decorre às 19h30, no Auditório Municipal, e marca o encerramento do 1º Período da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Conheça o programa completo “Feliz Natal Póvoa de Varzim” no portal municipal e veja o que a autarquia lhe reserva até 6 de Janeiro.