A poveira é a autora da receita do prato típico “Pescada à Poveira”, publicada na obra à venda nos mais de 600 balcões dos CTT.

A cerimónia decorreu às 18h00 da última sexta-feira, dia 15, e contou com a presença da Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

Editado pelos CTT, o livro “Portugal Connosco – Receitas ao Balcão” é o resultado do projeto com o mesmo nome que decorreu entre Fevereiro e Maio deste ano e transporta agora para o papel as 52 receitas selecionadas entre quase 600 propostas por atendedores dos balcões CTT.

De entre as quase 600 receitas recebidas, coube ao Chefe Henrique Sá Pessoa selecionar as 52 melhores. A “Pescada à Poveira” foi um dos pratos escolhidos para integrar uma das categorias da obra, a de Pratos do Mar.

Na sessão de autógrafos marcaram ainda presença o Diretor dos Correios da Região Norte, a Diretora Comercial da Zona Norte 4 e o Gestor dos CTT Póvoa de Varzim, bem como o Presidente e alguns confrades da Confraria Sabores Poveiros.

A Confraria Sabores Poveiros, criada em 2011, é uma das instituições que tem por missão a preservação e divulgação de pratos tradicionais da gastronomia poveira, como a “Pescada à Poveira” e a “Delícia de Rabanada”.

A vereadora do Desenvolvimento Local foi uma das impulsionadoras da implementação da Confraria. Lucinda Delgado considera importante a inclusão no livro dos CTT da receita “Pescada à Poveira” para que haja uma mais ampla divulgação de um dos nossos pratos mais típicos e único em todo o país.