Organizado pela Câmara Municipal na Póvoa de Varzim, o evento vai contar com a presença das conserveiras Poveira, Cego do Maio, Gondola, Briosa, Luças, Ricardo Reynal e Viana Pesca. O Município conta com o apoio da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP).

O objetivo do certame é divulgar um produto que, nos anos 50, era utilizado pelos mais desfavorecidos economicamente mas que, atualmente, é um dos mais procurados por todos os portugueses. A tradição da indústria conserveira na Póvoa de Varzim é longa e

No dia 12, sexta-feira, poderá visitar o Festival entre as 15h00 e as 24h00. Nos dias 13 e 14 de julho, sábado e domingo, a Fortaleza estará aberta entre as 12h00 e a meia-noite.

Para além das conserveiras, que vão proporcionar momentos únicos de degustação das diversas conservas, vão existir momentos culturais e showcookings.