Maria Graciosa Fernandes, a guia que acompanha o grupo, explicou que vão a caminho de Santiago de Compostela e, por terem ouvido falar dos “Sabores Poveiros” e após contactos com o Posto de Turismo da Póvoa, escolheram a cidade, mais concretamente o Restaurante Bodegão, para almoçar.  Manuel Almeida, um dos impulsionadores desta excursão, avisou desde logo que o grupo é composto por gente “que gosta de comer e beber bem”, pelo que as expectativas, altas, certamente não foram defraudadas.

Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, vê nesta visita “um motivo de grande satisfação e reconhecimento pelos ‘Sabores Poveiros’”. É a confirmação da oportunidade da iniciativa e a dimensão que poderá ter. Por ultrapassar as fronteiras da proximidade geográfica, este almoço demonstra que é possível chegar mais longe”. E na opinião do autarca, prova também que a gastronomia “é um factor decisivo na deslocação das pessoas”.

Paulo Nunes, proprietário do Restaurante Bodegão, explica que desde logo incentivou esta iniciativa por considerar que “tem valor para a cidade e permite divulgar a gastronomia”. Afirma ainda que a adesão dos clientes aos “Sabores Poveiros” tem sido óptima, mas “o comerciante tem também que fazer a sua parte”.

sabores_maio 04 sabores_maio 03

Iniciada em Dezembro do ano passado, “Sabores Poveiros” é uma iniciativa gastronómica que propõem um prato diferente a cada mês, nos restaurantes aderentes. As receitas procuram transmitir os sabores tradicionais influenciados pela proximidade com o mar, como a Pescada à Poveira ou a Sardinha Assada, e a afinidade com a cozinha minhota, com os Rojões ou as Papas de Sarrabulho.

sorteio_sabores 01

A cada cliente que se desloque a um dos restaurantes aderentes e prove a receita do mês, é dada a oportunidade de preencher um cupão, onde identificam a sua proveniência geográfica e avaliam o restaurante. Ao fazer isto, ficam habilitados a participar num sorteio, mensal, de um fim-de-semana numa Pousada de Portugal. Desde Dezembro de 2006 até Fevereiro deste ano foram preenchidos e colocados nas caixas para sorteio 4.837 cupões. Durante esses três meses, o grau de satisfação referente ao restaurante escolhido foi elevado, com uma média acima de 90% de pessoas que atribuíram 4 ou 5 estrelas ao restaurante, indicador demonstrativo da qualidade dos restaurantes aderentes. E a provar também a larga influência geográfica desta iniciativa gastronómica, dezenas de clientes são provenientes de zonas como Guimarães, Famalicão, Braga ou mesmo da zona centro do país, para além, claro, da Póvoa de Varzim ou Vila do Conde.

Para saber mais sobre os “Sabores Poveiros”, visite o portal municipal aqui.