O encontro teve como intuito assinalar o 43º aniversário da instituição.

A comunidade poveira foi das primeiras a procurar soluções para a integração e para a valorização (ou seja, para a plena realização humana e social) dos diminuídos intelectuais, cidadãos até então ignorados, marginalizados e ostracizados. Organizando-se para enfrentar um problema cuja real dimensão então se desconhecia (e que, para surpresa geral, veio a revelar-se bem maior do que então se supunha), as famílias depressa viram associar-se à sua causa a sociedade poveira e, desde sempre, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A mais recente empreitada do MAPADI, o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), está a ser realizada através da abdicação de “meio milhão de euros em beneficio da instituição dotando-a de mais uma valência para, dessa forma, criarmos mais integração e mais sustentabilidade. O custo da obra será de cerca de 900 mil euros e a Câmara disponibiliza 500 mil euros”. Esta será mais uma valência para, dessa forma, ser criada mais integração e sustentabilidade.