O regulamento pode ser solicitado no Secretariado do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ( Rua D. Maria I, 56), por telefone: 252 614 145/252 611 955, fax: 252 612 548 ou email: auditorio@cm-pvarzim.pt, e ainda, consultado no portal municipal, aqui.

O concurso, aberto à participação de compositores lusófonos ou de outras nacionalidades residentes há mais de quatro anos em países de expressão lusófona, destina-se a premiar obras inéditas em duas modalidades: Música para Orquestra e Música de Câmara.

O prazo para entrega de obras concorrentes termina a 23 de Março de 2009. O júri – constituído pelos Professores Carlos Azevedo (Presidente), Pedro Burmester, Dimitris Andrikopoulos e João Madureira –, irá revelar, a 27 de Abril de 2009, uma pré-selecção de duas obras finalistas em cada modalidade, as quais serão posteriormente estreadas, durante a edição de 2009 do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. No final do concerto com as obras finalistas, o júri irá anunciar os resultados finais com os títulos das obras premiadas. Haverá ainda um “Prémio do Público”. O valor dos prémios é de 4.000 euros e 1.500 euros (1º e 2º, respectivamente) para a peça de orquestra; e de 2.500 euros e 1.000 euros (1º e 2º, respectivamente) para a peça de câmara, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas pelo júri.

Além da estreia em concerto integrado na 31ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – 2009, as obras vencedoras em cada modalidade serão editadas em partitura e posteriormente publicadas em CD.