O evento começou este fim de semana, com a realização de quatro iniciativas de sensibilização no concelho, que tiveram uma grande adesão por parte da população poveira, de todas as idades, e contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e dos Vereadores Luís Ramos e Sílvia Costa.

No sábado, a Avenida dos Banhos esteve em movimento, com trânsito cortado à circulação de automóveis, permitindo, deste modo, a realização de atividades de desporto abertas à participação da comunidade, tais como, basquetebol, hóquei, gincana de bicicletas, ténis de mesa, dança, pilates, capoeira, judo e karaté, dinamizadas pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e com a participação dos voluntários da Bolsa Concelhia de Voluntariado.

No Centro Coordenador de Transportes, a Oficina “Ativar a Comunidade, para ativar a Mobilidade” proporcionou a partilha de experiências de promoção comunitária da mobilidade suave inspiradas no desenho coletivo de soluções sustentáveis, atrativas e inclusivas que melhorem a vida das pessoas. À noite, a Avenida dos Banhos foi palco para vários spots musicais com artistas locais, a cargo da Escola de Música da Póvoa de Varzim, que trouxeram animação e diversão ao longo de toda a extensão da avenida e junto das esplanadas.

A finalizar um fim de semana de mobilidade sustentável na Póvoa de Varzim, o Diana Bar encheu-se de cor, este domingo, para a “Avenida dos Pintores“, que patrocinou a produção de arte num conceito living street, por parte de 12 jovens artistas poveiros.

A Semana Europeia da Mobilidade continua esta segunda-feira com o primeiro de cinco dias da iniciativa “comboio de bicicletas“, que irá permitir aos alunos das escolas do concelho deslocarem-se para a escola de bicicleta, em segurança e num ambiente divertido e inovador.

A partir das 10h00, com ponto de partida do Parque Bruno Alves, irá realizar-se, ainda, uma caminhada repleta de cultura e partilha, com toda a população convidada a palmilhar as principais artérias da Póvoa de Varzim.

Consulte o programa completo da Semana Europeia da Mobilidade aqui