A cultura tem uma forte presença no programa comemorativo do 50.º Aniversário da Elevação da Póvoa de Varzim a Cidade de que a arte fotográfica é mais um exemplo.
Por isso, e às 16h00 do próximo dia 15 de junho, o Cine-Teatro Garrett abrirá portas ao público para a inauguração da exposição intitulada “… anda ver o meu país de Marinheiros…”, de Rui Faria. Tendo o primeiro verso da “Ladainha das Lanchas” de António Nobre como mote, esta exposição ficará patente na Sala de Atos deste espaço até 14 de agosto.
Procurando a ligação do passado com a atualidade da nossa cidade, Rui Faria vai começar por apresentar imagens que lembram o início da fixação das comunidades nesta área, com êxito na pesca e na agricultura, que vieram a merecer o Foral de D. Dinis em 1308. O reconhecimento da sua dimensão e valor levou a vila da Póvoa de Varzim à elevação a Cidade em 1973, o que contribuiu para o seu desenvolvimento em todas as áreas, tanto na construção urbana como na cultura e no desporto.

Ainda no dia 15 de junho, o Município da Póvoa de Varzim convida todos os interessados a participar nos diferentes atos evocativos que terão lugar na cidade.
Entre as 18h00 e as 21h00, a obra do Póvoa Arena estará aberta a visitas, sendo possível percorrer o interior das instalações e assistir a vários momentos artísticos neste que será o novo espaço sociocultural de referência do nosso concelho.
Às 21h30, no Largo António Nobre, o Presidente da Câmara irá descerrar a estátua “A Pescadeira”, um novo monumento de homenagem à mulher poveira, na zona sul da cidade.