A iniciativa fez a ponte entre as tradições piscatórias dos séculos XVIII e XIX e os hábitos atuais nas mesas portuguesas. Para abordar cada um destes polos, a organização convidou José de Azevedo, jornalista, e Teresa Gomes, decoradora.

A ceia dos pescadores, o costume das famílias se sentarem no chão, a falta, muitas vezes, de bens alimentares para o jantar e muitas histórias foram lembradas por José de Azevedo.

Teresa Gomes, por sua vez, abordou o desenvolvimento da decoração das mesas de Natal ao longo das últimas décadas. A especialista pôs, na montra do Posto de Turismo, uma mesa de Natal com todo o requinte. O objetivo, segundo Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, foi iniciar uma tradição: as lojas de decoração vão poder colocar no Posto de Turismo as suas propostas para o Natal, mostrando-as, dessa forma, aos poveiros e turistas que todos os dias passam em frente àquele edifício. Esta é mais uma maneira de apoio e promoção ao comércio local pensada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.