“Mariana num Mundo igual” é um projeto que resulta do trabalho desenvolvido pela empresa Betweien, em parceria com a própria Mariana Monteiroatriz, apresentadora e Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas. Em 2015, a atriz foi convidada para Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas, reforçando o papel que já assumia de promoção da igualdade de género e de oportunidades.

Do livro escrito pela atriz em parceria com a Betweien nasceu o livro “Mariana num Mundo igual” com o objetivo de alertar os mais novos para compreender, ultrapassar e não promover a discriminação. Inseridos numa sociedade, que frequentemente associa certas características, ações, profissões, entre outros aspetos, às meninas e aos meninos, este projeto pretende sensibilizar as crianças a adotar atitudes e comportamentos não discriminatórios, alertando-os para a importância da promoção da Igualdade do Género e de Oportunidades.

Das duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, os mais pequenos interagiram bastante com a Mariana e a equipa que deu vida ao seu livro e, certamente, que foram para as suas escolas pensar sobre os assuntos tão importantes que ali foram protagonizados.

Na plateia para além dos meninos e meninas esteve, também, a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.

Nesta atividade estiveram presentes 22 turmas do 4º ano, num total de 500 alunos de todos os agrupamentos do concelho. 

No final, todos tiveram a oportunidade de ter um livro autografado pela atriz Mariana Monteiro.