A sessão proporcionou ainda o lançamento d’A Póvoa Marca, um projeto promovido pelo Município e que dá agora o seu primeiro passo no âmbito da valorização da qualidade e certificação de produtos locais; mas que, de futuro, abrangerá também o apoio à criação e divulgação de marcas tradicionais com uma componente de inovação no concelho.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, tendo reunido um grande número de profissionais envolvidos diretamente na produção, confeção, armazenamento e comercialização de produtos locais.

Carla Alves destacou a dignidade e respeito que o Município da Póvoa de Varzim, na pessoa de Aires Pereira, conferiu a todo este processo de certificação: “um dia especial” marcado pela excelência destes que são “os primeiros produtos hortícolas a serem recomendados para Indicações Geográficas Protegidas no nosso País”.

O Presidente da Câmara Municipal ressaltou a importância do trabalho em rede com quem está no terreno para o arranque deste projeto ambicioso que precisa de contar com o esforço de todos para proteger o que é nosso e o que melhor se faz no concelho. “É necessário estimular a atividade agrícola para que as novas gerações sintam orgulho em abraçar esta profissão, no presente e no futuro”, sublinhou Aires Pereira, com a promessa de que “podem contar com o Município como vosso parceiro na dinamização de uma marca distinta que garanta um selo de identidade e qualidade reconhecida”.

Recorde-se que a aposta no branding territorial, seja através dos nossos produtos hortícolas de referência ou da Camisola Poveira, surge de um dos compromissos assumidos pelo Município da Póvoa de Varzim no Plano Estratégico 2020-30.