O Presidente da Câmara participou na quarta reunião da Comissão do Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE), grupo do Comité das Regiões Europeu que Aires Pereira integra, desde 2018, como membro efetivo.
Durante a reunião, reconheceu-se a importância de assegurar que os municípios e as regiões estão no centro da estratégia de recuperação pós-COVID da União Europeia. A Comissária da Energia, Kadri Simson, apelou aos Estados-Membros para a urgência em garantir que essa mesma recuperação também considera aspetos energéticos, especialmente os relacionados com as energias renováveis, eficiência energética e transportes limpos, de modo a que se possa acelerar a transição ecológica.
Por causa da pandemia, a reunião realizou-se por videoconferência na passada quarta-feira, sendo que durante os dias de ontem e hoje decorreram as votações das emendas relativas aos seguintes projetos:
- A biodiversidade nos municípios e regiões para além de 2020, no âmbito da 15.ª Conferência das Partes na Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas e da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030
- Novo Plano de Ação para a Economia Circular
Os dois Pareceres foram aprovados, resultado para o qual o Presidente da Câmara contribuiu através do voto favorável em ambos.
Ao debate em torno dos mesmos juntou-se a partilha de visões entre os membros da Comissão ENVE sobre as Opiniões “O impacto das alterações climáticas nas regiões: avaliação do Pacto Ecológico Europeu” e “Oportunidades e sinergias de uma adaptação de precaução relativa às alterações climáticas para promover a sustentabilidade e a qualidade de vida nas regiões e nos municípios – Que condições-quadro são necessárias para o efeito? ”.
A Comissão ENVE, para além de trabalhar os domínios do ambiente, das alterações climáticas, da energia e da política espacial da União Europeia, também coordena as atividades relacionadas com o Pacto de Autarcas, uma iniciativa de órgãos de poder local e regional da qual o Município da Póvoa de Varzim é membro signatário.