A iniciativa contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Gomes da Costa.

O objetivo das sessões prendeu-se com a introdução de práticas sustentáveis e ambientalmente satisfatórias nas explorações agrícolas e pecuárias. É fundamental que os processos produtivos se tornem cada vez mais sustentáveis e responsáveis e o conhecimento é peça essencial para que haja uma mudança de comportamentos pelos profissionais destas duas atividades.

A Agricultura e a Pecuária sustentáveis são aquelas que respeitam o meio ambiente, são justas do ponto de vista social e conseguem ser economicamente viável. Para serem consideradas sustentáveis devem garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.

Depois destas três sessões, o Pelouro do Ambiente e a Lipor vão trabalhar de perto com as explorações agrícolas introduzindo comportamentos ambientalmente mais responsáveis e, no final do projeto, distinguir as explorações que forem capazes de tornar a sua atividade mais sustentável, identificadas como aplicáveis à sua atividade.