Antes do cortejo partir da E.B. 2/3 Cego do Maio, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou uma sala da escola designada “Sala Cego do Maio” em homenagem aos 200 anos do nascimento do patrono do agrupamento.

O Diretor do Agrupamento, Arlindo Ferreira, e o Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino, acompanharam este ato inaugural e participaram no cortejo que se seguiu.

Centenas de pessoas, alunos, professores e comunidade em geral, incorporaram o desfile representando as mais diversas personagens do quotidiano piscatório poveiro do século XIX.

Junto à Igreja da Lapa foram retratados alguns quadros com cena de um casamento e de momentos do quotidiano. De seguida, no interior do Porto de Pesca, realizou-se um simulacro marítimo, com a cena do naufrágio e salvamento.

Seguiu-se a representação de uma procissão dos romeiros, saída da Igreja da Lapa, em ação de graças por mais um salvamento e para agradecer a proteção divina, e ainda a atuação dos ranchos (Rancho da Escola Básica do Século e Rancho das Tricanas da Lapa). A tarde terminou com um lanche piquenique junto ao Centro Ocupacional da Lapa.