Ao final da tarde de sábado, a sede da Junta de Freguesia de Aguçadoura acolheu a Sessão de Homenagens que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. Foram homenageados David Correia e Fernando Souto.

O Vice-Presidente reconheceu que David Correia fez um trabalho muito digno à frente da Junta de Freguesia de Navais e que Fernando Souto foi um professor exemplar que lecionou vários anos na Escola Secundária Eça de Queirós e é um investigador da história da freguesia de Navais. “A estes e a todos aqueles que nos antecederam e desempenharam um importante papel na sociedade”, o autarca defende que “devemos ser gratos”.

A propósito das Uniões de Freguesias, Luís Diamantino disse que tal aconteceu “contra a vontade do povo”, no entanto, a União de Aguçadoura e Navais foi “um exemplo de como se pode trabalhar em conjunto quando o bem maior é servir e servir bem. Porém, isso não quer dizer que não possamos querer voltar a ser como éramos”.

É precisamente por essa razão que está em andamento o processo de desagregação das freguesias que, após aprovação em sede de Assembleia Municipal em dezembro do ano passado, foi devidamente remetido para análise pela Assembleia da República.

No domingo, a Igreja de Aguçadora acolheu a Missa Solene comemorativa que contou com a presença de Lucinda Amorim, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.