No âmbito desta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez questão de receber a comitiva alemã e de apoiar este tipo de ações, que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre corporações.

Tal como explicado pelo Comandante a Aires Pereira, países que habitualmente não costumam ter este tipo de dificuldades enfrentam agora outra realidade, devido aos efeitos das alterações climáticas. Por isso, e até ao próximo domingo, os bombeiros alemães irão efetuar exercícios florestais para aprender, na prática, algumas das melhores técnicas locais e nacionais.

Simultaneamente, a corporação alemã está a propiciar aos bombeiros poveiros um importante contributo a nível tecnológico e de organização, tendo inclusive cedido alguns equipamentos e materiais que farão certamente a diferença na nossa atuação futura no terreno.

Recorde-se, que a Póvoa de Varzim conta com um Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Póvoa de Varzim, aprovado e publicado em Diário da República este ano e em vigor até 2031. O documento apresenta uma estratégia para o futuro assente em cinco eixos de ação: a resiliência do território às chamas, a redução da incidência dos fogos, a melhoria do ataque e gestão dos incêndios, a recuperação e reabilitação dos ecossistemas e a adoção de uma estrutura orgânica funcional e eficaz.