José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal e autor do prefácio do livro, fez questão de estar presente e referiu “estou aqui com particular prazer”. E apontou as razões: primeiro, porque “o clube está a viver um momento muito especial”, a poucos dias de completar 95 anos de existência, e em segundo lugar, porque “tenho um apreço muito especial pelo Alexandre”.

O edil referiu que acompanha o Varzim SC desde 1955, altura em que o seu tio António Macedo era dirigente do clube, e por isso “conheço de perto mais de metade da história do clube”. E dessa história, recorda os grandes presidentes que lá passaram bem como os restantes dirigentes, citando nomes como Lídio Marques, Baldaia e António Vasconcelos. Quanto aos atletas, Macedo Vieira afirmou que “aprendi muito com eles” e “conheci grandes atletas que não foram os melhores em campo mas mostraram-se peças fundamentais no balneário”.

Sobre o ex-capitão, o autarca disse que foi um “excelente atleta, uma referência para os mais novos e um cidadão exemplar”, realçando uma característica única de Alexandre, “jogou até pendurar as botas”.

Quanto ao presente do Varzim SC, Macedo Vieira está confiante e considera que “a equipa deste ano é das melhores dos últimos 10 a 15 anos” e é “uma equipa muito jovem, com ambição e carácter, que nos vai dar muitas alegrias”, acrescentando que “somos a equipa portuguesa em que jogam mais portugueses”, o que demonstra o carisma do clube.

Lopes de Castro, actual Presidente do Varzim Sport Clube, reconheceu a forma empenhada como o Alexandre escreveu o livro onde se consolidam várias informações do clube.

O antigo capitão fez questão de destacar a dignidade e orgulho que foi para si representar o Varzim SC e revelou que o que tentou transmitir ao escrever o livro foi “o que o clube é para todos nós”. “O Varzim SC é as pessoas que passaram pelo clube”, disse.

Alexandre Vila Cova referiu as colaborações que tornaram possível a publicação Varzim SC – Orgulho de um povo de Armando Fortunato, que financiou a edição, Eduardo Fernandes, Macedo Vieira, Luís Leal, Alfredo Costa e Manuel Costa, entre outros.