Foram quatro as obras utilizadas nesta iniciativa: O Mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector, História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luís Sepúlveda, Ghost, de Jason Reynolds, A cidade dos deuses selvagens, de Isabel Allende.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, marcou presença neste dia de emoções fortes para os mais jovens e desejou boa sorte a todos os candidatos às duas vagas disponíveis de qualificação para a próxima Fase Intermunicipal.

O Concurso Nacional de Leitura é uma ação nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, à qual a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim se associou. Tem como objetivos fomentar o gosto pela leitura e melhorar o domínio da língua portuguesa nos alunos das mais de 2.300 escolas portuguesas envolvidas neste projeto.