A Presidente da Câmara Municipal participou nesta sessão, que, perante casa cheia, celebrou um livro de registo sensível e visual de cinco décadas dedicadas ao prazer de criar por parte do autor, que, através de uma estrutura rica em imagens e textos breves, o autor convida o leitor a entrar na sua oficina pessoal — um espaço onde o desenho, a pintura e o colecionismo se encontram numa celebração permanente da curiosidade e do fazer manual.

A obra abre uma janela para o mundo real e para o reconhecimento do valor do tempo investido na criação autêntica. Serve, também, como incentivo intergeracional, lembrando que cultivar paixões manuais é garantir uma companhia constante e gratificante para toda a vida.

Autodidata por natureza, José Álvaro Macedo é natural de Guimarães, mas vive na Póvoa de Varzim. Ao longo do seu percurso artístico, o colecionismo acompanhou de forma discreta, mas constante a sua atividade criativa, reunindo objetos de valor sobretudo cultural e afetivo, que alimentam a memória e o imaginário presentes na sua obra.

O seu trabalho foi sendo apresentado ao público em exposições individuais e coletivas, em diferentes momentos e contextos do seu percurso, sobretudo em lugares que marcaram a sua vida — a cidade que o acolheu e aquela que o despertou para a arte.