Para o devido reconhecimento da qualidade e valor da Camisola Poveira, como uma peça do património imaterial que pertence a todos os poveiros, no nosso País e além-fronteiras, entendeu o Município da Póvoa de Varzim assumir o papel de entidade promotora deste processo de certificação.

Este processo obedece a regras específicas, aplicáveis a nível nacional, definidas pelo Decreto-Lei n.º 121/2015 de 30 de junho, diploma legal que estabelece as condições para a criação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais com várias vantagens e salvaguardas para o respeito pelo trabalho artesanal.

Neste âmbito, importa relembrar que, para além da contínua aposta na formação e aprendizagem da arte de confecionar a Camisola Poveira, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim também promoveu diversas sessões de esclarecimento dirigidas às artesãs locais.

A Cerimónia de Certificação da Camisola Poveira será assinalada num ambiente festivo, com atuações especiais e momentos simbólicos que dignificam uma arte com mais de 150 anos de história! Por essa razão, amanhã à noite, estão todos convidados a estar presentes e a assistirem gratuitamente ao espetáculo no nosso Palco de Pedra!